Ir para o conteúdo
Logo aprender
ou

Aprender a rede social

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Guia de Uso

23 de Fevereiro de 2016, 20:31 , por Adriana Borges Araujo - 0sem comentários ainda | No one following this article yet.
Visualizado 746 vezes
Licenciado sob CC (by)

Olá!

Você está na Rede Aprender, a rede social de aprendizagem da Rede Pública de Ensino do DF.

Por aqui é possível compartilhar conteúdos, materiais e objetos educacionais, notícias e eventos.

A Aprender está na plataforma livre Noosfero, que conta com o apoio de uma comunidade de desenvolvedores para garantir sua manutenção, ajuste de problemas e implementação de novas funcionalidades.

A Secretaria de Educação do DF é responsável por definir as políticas de uso e oferecer aos profissionais da educação o suporte necessário para publicações e interações na rede.

DICAS PARA O USUÁRIO

Para melhor desempenho no site, você deve fazer o login com o email e senha cadastrados. Se você é novo por aqui clique em Registre- se e inicie esse caminho! Para sair do sistema, basta procurar a palavra Sair, no alto, à esquerda.

Para alterar suas informações entre no seu Perfil > Painel de Controle (link que aparece abaixo da imagem/foto) > Editar Perfil.

Nesta aba é possível alterar sua foto (não deixe de colocar uma fotografia ou imagem!), preencher seus dados (nome, e-mail, data de nascimento, local de trabalho, etc.) e, ainda, adicionar os temas de seu interesse.

Convidar seus amigos por e-mail é muito fácil: basta seguir as instruções deste tópico, que o ajudará a convidar seus contatos para se cadastrarem no site.

Depois de convidá-los, você deve adicioná-los como amigos. Para isso, é necessário entrar no perfil da pessoa, clicar em +Adicionar amigo. Então, é só a pessoa aceitar. Você pode enviar um recado através do mural ou e-mail. Se houver resposta, há a opção de dar um retorno e assim sucessivamente.

Caso seja você quem recebeu solicitações de amizade, gerencie-as no seu Painel de Controle, no menu superior direito. Esta aba também permite que você remova pessoas de seu círculo de amizades clicando no traço (-) que aparece ao lado da foto.

Em Perfil, você pode visualizar a atividade de seu perfil ou de um amigo (abas Mural e Rede). Se no perfil visitado houver fotos, artigos ou eventos, você pode fazer um comentário. Para excluir o comentário, clique na seta para cima (^), à direita, e na opção Remover.

Sabia que seu perfil pode ser modificado esteticamente? Para isso, entre em Painel de controle > Editar blocos laterais. Aqui, é possivel adicionar ou retirar blocos, personalizá-los ou editar os que já estão na página. Se desejar, escolha um dos modelos prontos que estão em Painel de Controle > Editar Aparência. Edite, também, o cabeçalho e rodapé da sua página.

Para alterar a senha, vá a Painel de Controle > Alterar senha. Digite a senha antiga, a nova e confirme. Pronto, sua senha está alterada. Caso queira sair da Rede Aprender siga Painel de Controle > Editar Perfil > Remover perfil (ao final da página). Confirme e sua conta será encerrada.

DICAS DE CONTEÚDO

Gostaria de escrever um artigo? Bem, há dois tipos deles: o básico e o avançado (que inclui links, vídeos, imagens e áudios).

Também é possível criar um Blog, escrevendo posts e enviando comentários. Para escrever um post, entre em seu Perfil e clique em Blog, localizado nos tópicos abaixo da sua foto. Depois, vá até o botão Novo post e clique. Na janela que se abrirá você deve escolher um artigo com editor visual (não acessível para deficientes visuais), um artigo com linguagem de marcação Textille (uma alternativa acessível para deficientes visuais, m cujo texto você tem que usar as marcações textille que são vistas no alto à direita) ou criar um evento.

Lembrando que é possível gerenciar o conteúdo da sua conta. Para isso, vá a Painel de Controle > Gerenciar conteúdo. Nesta aba, clique em Novo post e você poderá produzir posts ou eventos (para o blog), gerenciar pastas e o que será arquivado dentro delas, adicionar imagens à sua galeria, criar fóruns e visualizar seu Feed (ferramenta que ajuda a manter-se atualizad@ sobre determinado tópico).

A Lei Brasileira de Direitos Autorais é bastante rígida, limitando a distribuição de conteúdo. Assim, quem quiser usar obras de outros autores para enriquecer o conteúdo que está produzindo ou, ainda, quiser seu trabalho divulgado, pode encontrar dificuldades no uso de obras já existentes. Portanto, não deixe de ler as informações sobre Licenças de Conteúdo.

SOBRE AS COMUNIDADES

A Rede Aprender se organiza por meio de comunidades. Nas comunidades, grupos de pessoas com interesses em comum se encontram para trocar informações e experiências, contribuindo com as discussões e a aprendizagem do assunto abordado.

Para participar, basta procurar na Aba Comunidades aquelas que tratam de temas do seu interesse. Entre na página inicial da comunidade escolhida e clique no link +Entrar e você se tornará um integrante. Caso a comunidade seja moderada, será necessário aguardar a confirmação do administrador.

Você também poderá criar uma comunidade, mas é preciso atentar para o fato de não existir, ainda, uma comunidade que trate do mesmo tema. A Rede Aprender é um ambiente moderado e, portanto, será necessário aguardar a aprovação para o funcionamento da comunidade.

Como administrador da comunidade, você pode alterar a aparência do ambiente, convidar seus amigos para participarem e se comunicar, por e-mail, com qualquer um dos membros.

Esperamos que você possa tenha ótimas experiências de partilha do conhecimento pela Rede Aprender. Para entrar em contato, use o link Fale conosco, no rodapé da página.

Até mais!


Tags deste artigo: guia organização da rede aprender

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.