Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Nova edição do curso Nos Caminhos do Audiovisual

16 de Fevereiro de 2017, 0:00 , por Gleison Santos Cardozo - | No one following this article yet.
Visualizado 6 vezes

O que é exatamente “Letramento Audiovisual”?

 

Estamos falando da utilização dos conteúdos, linguagens e instrumentos de comunicação em processos educativos. Se antes o desafio da educação já era algo difícil e complexo, agora configura-se como uma zona muito mais desconfortável e cheia de incertezas, causada sobretudo por um choque de gerações, que distancia os professores de um universo íntimo dos alunos.

Cinema, televisão, computador, videogame, tablet, celular são telas que se multiplicam, acompanham e influenciam o desenvolvimento dos estudantes no mundo contemporâneo. São novas maneiras de se relacionar, construir o conhecimento, compartilhar, aprender, imaginar, fantasiar. Atribuir sentido aos fenômenos do cotidiano. Transmitir e representar seu universo imaginado.

Essa comunicação utiliza-se de linguagens próprias, e o letramento audiovisual auxilia a compreender o processo de manipulação e construção de imagens, em suas mais diversas linguagens, ideologias, gramáticas, formatos, discursos subliminares, ritmos e formas.

O Curso “Nos Caminhos do Audiovisual” oferecido pelo CANAL E em parceria com a EAPE vem exatamente suprir essa lacuna na formação dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Nesse ano acontecerá a 4ª edição do curso que tem carga horária de 180 horas e encontros presenciais todas as segundas-feiras à tarde pelo período de 03/04 a 06/11 de 2017.
Fique atento ao período de inscrições que acontecerá de 01/03 a 30/03 no site da EAPE.

 

A imagem pode conter: texto